top of page
roman-kraft-WOzVqzpScrk-unsplash.jpg

Lembranças que te atormentam e te prendem ao passado

Quando certos arquivos de memórias precisam ser reorganizados 

Todos nós podemos passar por experiências ao longo da nossa vida que acabam por deixar marcas que, apesar do tempo, influenciam nossos estados emocionais, a maneira como a gente reage, e acabam causando sofrimento e limitações ainda hoje. Podemos chamar isso de memórias traumáticas, ainda que não tenha parecido às outras pessoas que aquele fosse um evento realmente importante.

 

Estas experiências ao longo da nossa vida fazem-nos acreditar em certas "coisas" sobre nós e sobre o mundo, quase sempre negativas. Chamamos de “crenças centrais negativas” e elas são de extrema importância porque é a partir delas que interpretamos tudo aquilo que vai acontecendo em nosso redor.

Sendo assim, muito do nosso mal-estar no dia-a-dia, das nossas travas emocionais, do bloqueio da nossa ação no mundo podem ser tratados se tivermos acesso a essas experiências de forma segura e na direção certa, a partir de um determinado manejo clínico. 

Pode também acontecer de você ter vivido fortes experiências traumáticas e as imagens dessa situação horrível ficarem voltando repetidamente à sua cabeça. Você não dorme bem e não se sente seguro. Tenta tocar sua vida pra frente, mas parece que está preso ao passado. Se essa descrição parece com o que acontece com você, é possível que você tenha desenvolvido uma condição clínica chamada de Transtorno de estresse pós-traumático.

Existem muitos métodos terapêuticos que podem te ajudar. Entretanto, um método terapêutico, relativamente novo se comparado aos demais, mostrou-se muito eficaz para tratar com situações de trauma. 

Conheça um pouco sobre a Terapia EMDR

A Terapia EMDR foi desenvolvida nos anos 80 através de descobertas realizadas pela Dra. Francine Shapiro nos Estados Unidos. EMDR é uma sigla que vem das iniciais em inglês de “Eye Movement Desensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos. É um método psicoterapêutico que neutraliza a ação disfuncional de memórias e emoções dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.

Como funciona a Terapia EMDR?

Basicamente, o EMDR ajuda o cérebro a “digerir” as memórias perturbadoras através de estímulos bilaterais que podem ser visuais, táteis ou auditivos como, por exemplo, observar uma barra onde um ponto de luz se move ou ouvir sons bilaterais com fones de ouvidos. Esses estímulos, somados a condução competente de um terapeuta especializado, ativam o sistema de processamento adaptativo da informação (PAI) que facilita a desbloqueio emocional relacionado a memórias de traumas ou situações de crise.

Teorias buscam a explicação desse fenômeno que se manifesta na prática. Uma das teorias aponta para semelhanças com o processo que ocorre quando sonhamos. No sono REM, estágio do sono em que ocorrem os sonhos, os olhos se movem de um lado para o outro. É durante o sonho que o cérebro processa os acontecimentos e às emoções do dia, levando a compreensão e registro de informações. Porém quando eventos perturbadores são associados a emoções muito intensas, o cérebro nem sempre consegue processar de modo efetivo e as imagens do evento, associadas às emoções, pensamentos e sensações corporais ficam congeladas em redes de memórias.

O EMDR busca identificar o trauma, entender como ele está afetando a vida do indivíduo e ultrapassá-lo. Isto ocorre porque estimula o cérebro a processar as memórias perturbadoras, fazendo uma “reciclagem” das imagens, emoções, sensações corporais e crenças negativas associadas às mesmas, ou seja, é uma terapia de reprocessamento. O passado fica no passado e a lembrança passa a não desencadear o mal-estar que despertava antes.

Quer saber mais? Siga pra aba Terapia EMDR ou entre em contato comigo para esclarecer como esse método terapêutico pode te ajudar.

© 2020, Juliane Matos de Moraes Nogueira.

bottom of page