
O que é Terapia EMDR?
Sou formada em Terapia EMDR desde 2018 e venho acumulando experiências bem sucedidas através desse modelo terapêutico, quando há indicação para o seu uso.
Quero te apresentar aqui uma nova forma de psicoterapia pouco conhecida no Brasil, mas que já alcançou reconhecimento científico em diversos países, sendo considerada uma técnica inovadora por seus mecanismos de ação e pelo seu potencial de eficácia.
Não é fácil explicar tudo sobre como funciona a terapia EMDR. Espero conseguir despertar sua curiosidade e, caso tenha interesse, você pode entrar em contato comigo pra gente conversar e entender juntos se a terapia EMDR é indicada para você.
O que é EMDR?
A Terapia EMDR foi desenvolvida nos anos 80 através de descobertas realizadas pela Dra. Francine Shapiro nos Estados Unidos. EMDR é uma sigla que vem das iniciais em inglês de “Eye Movement Desensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos.
Inicialmente, a Terapia EMDR teve como foco o tratamento de traumas, reunindo estudos científicos robustos quanto a sua eficácia para tal demanda clínica. Foi certificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como assaltos, estupros e catástrofes.
Entretanto, novos estudos demonstraram o alcance terapêutico do EMDR para outras queixas psicológicas. Atualmente estudos científicos e a experiência clínica apontam resultados positivos para outros transtornos como ansiedade, dor crônica, luto, dependência química, depressão, transtornos de personalidade e doenças psicossomáticas.
Como funciona o EMDR?
Criada por Francine Shapiro, que cursava doutorado em Psicologia na Califórnia (EUA), a terapia EMDR (do inglês, Eye Movement Desensitization and Reprocessing),vem sendo utilizada na psicoterapia desde o final dos anos 80. Ainda bastante nova no Brasil, a terapia trabalha para ativar mecanismos de processamento da informação adaptativo do cérebro, ajudando a enfrentar problemas emocionais diversos.
Este tipo de terapia utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura. O método permite a dessensibilização e o reprocessamento de memórias e experiências através da estimulação dos dois hemisférios do cérebro.
Com o EMDR é possível estimular as diferentes áreas do cérebro (cognitivo, emocional, corporal), reorganizando essas experiências de uma forma mais saudável, que possibilite a pessoa liberar o sofrimento, ressignificar, formular novas crenças e reagir de maneira mais livre.
Todo esse processo pode ser muito intenso e complexo, por isso, deve ser aplicada exclusivamente por um psicoterapeuta com formação em EMDR.